Localização: Rua Marechal Floriano, 51
Construção : 1916
Em 1906, o Banco Pelotense começa a funcionar, inicialmente à rua Andrade Neves nº 169. Foi fundado em reunião realizada na “Praça do Comércio”, por convocação dos Incorporadores Dr. Joaquim Augusto Assumpção, Barão do Arroio Grande, Coronel Alberto Rosa, Plotino Amaro Duarte e Eduardo Siqueira. Em 1910, muda-se para o pavimento térreo do Clube Comercial. Através dos arquitetos construtores Peres, Monteiro & Cia, o Banco Pelotense inaugura sua sede própria em 1916.
Decorridos 16 anos de sua inauguração, contava o Banco com 69 agências espalhadas pelo Brasil: 24 no estado e as demais nos outros estados. É difícil de entender como um banco que desfrutava de tão grande influência nas rodas econômicas do país, teve uma quebra inesperada. Um mistério interpretado pelos historiadores como uma barganha política, efeito de vingança de pessoa poderosa. O fechamento ocorreu em 05 de janeiro de 1931.
O edifício foi projetado para abrigar as funções administrativas, atendimento aos clientes e residência do gerente e funcionários. Formalmente de linhas ecléticas, a obra segue uma composição bipartida: o subsolo e o andar térreo correspondem à base, revestida de ornamentos; o primeiro e segundo pavimentos, correspondem ao corpo e são tratados como uma unidade, recuados em relação ao térreo e unidos através de colunas de ordem monumental. No coroamento, cobertura com mansarda. Ladeando a porta principal, duas cabeças de leão apoiam a sacada e protegem os medalhões onde se lia o nome do Banco. Com o fechamento do banco em 1931, o Governo do Estado incorporou o seu patrimônio, inclusive a matriz, hoje agência do Banrisul.